Cooral em Mondragón com a OCERGS

Entre os dias 9 e 18 de maio, a Cooral, através de seus representantes Cleuberto Demarchi – Presidente, Celso Natal Gollo – Vice-Presidente e Felipe Poletto – Gerente de Logística, participaram da Missão Técnica Internacional à Europa, promovida pelo Sistema Ocergs.

A iniciativa reuniu dirigentes de 11 cooperativas gaúchas vencedoras do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão RS, com o objetivo de conhecer de perto práticas inovadoras de governança, gestão e intercooperação adotadas pela Corporação Mondragón, o maior conglomerado de cooperativas do mundo.

A missão, que contou com cerca de 40 participantes, foi conduzida na região do País Basco, com foco em Mondragón, cidade referência global em cooperativismo. A programação incluiu atividades técnicas no centro de formação Otalora, além de visitas à Universidade de Mondragón, à Laboral Kutxa (primeira cooperativa de crédito do País Basco) e a cooperativas locais dos setores de educação, saúde, finanças e tecnologia.

“Tivemos a oportunidade de conhecer de perto como as cooperativas de Mondragón se estruturam, o que nos concedeu uma visão ampliada sobre inovação, protagonismo dos cooperados e principalmente intercoperação. Tudo isso é extremamente valioso para que possamos fortalecer ainda mais o nosso trabalho na Cooral e no cooperativismo gaúcho”, destacou Cleuberto.

Além da intensa programação técnica, a missão incluiu visitas culturais e institucionais pela Europa.

Aprendizados que inspiram o cooperativismo gaúcho

Um dos principais destaques da missão foi o modelo de intercooperação praticado em Mondragón. “Tudo em Mondragón é inspirador. As cooperativas de lá são conhecidas por serem propriedade de seus trabalhadores, que são responsáveis tanto pela tomada de decisões quanto pela gestão das empresas”, explicam os representantes.

A intercooperação foi, sem dúvida, o aprendizado mais marcante da missão. “Ver na prática como cooperativas de diferentes áreas se apoiam, se complementam e enfrentam desafios coletivamente reforçou a convicção de que a força do cooperativismo está justamente na união”, finalizam.

A visita também reforçou a importância da atuação das cooperativas no desenvolvimento local, com forte investimento em educação, saúde e inovação — valores que estão no centro do trabalho da Cooral e de tantas outras cooperativas do Rio Grande do Sul.